Pular para o conteúdo principal

Doutrina da Regeneração

Texto-Áureo; "Segundo a sua vontade, Ele nos gerou pela Palavra da verdade para que fossemos como primícias da suas criaturas" (Tg1.18)

Leitura em classe; ( Jo 3.3-6;I Jo 3.9; 4.7; I Pe 1. 23).

INTRODUÇÃO;

Regeneração é o ato divino pelo qual a criatura humana experimenta uma radical mudança interior.

Trata-se de uma experiência íntima e profunda, em conjunto com o arrependimento.

Regeneração quer dizer: tornar a ser gerado, ganhar nova vida, reconstrução, restauração, reorganização, revivido.

Comentario; Nossa lição seria comentada, a partir do v. 3; Mas com a resposta de Jesus nos citados VV. 3, e 5; Existe um outro personagem, do qual é o assunto da lição que vamos estudar. Por isso a meu ver, devemos olhar para os versículo 1 e 2; onde A Bíblia, nos apresenta o encontro de Nicodemos com Jesus;

Neste encontro, Nicodemos interroga, ou indaga, ( v 2 ) Jesus responde, e mais a baixo Nicodemos aprende.

I.Designações Bíblicas;

A regeneração operada pelo Espírito Santo no pecador é um mistério. A mente natural inquieta-se e não entende facilmente.

Mas as diferentes maneiras e expressões que a Bíblia usa para nos explicar este milagre, que abre caminho para um mais fácil entendimento

1) Nascimento; ( I Jo 5. 1); Todo aquele que crê, que Jesus é o Cristo, é nascido de Deus; e todo aquele que ama ao que o gerou, também ama ao que dele é nascido.

Assim como entramos para o mundo natural, natural através da porta do nascimento, a porta da salvação é a experiência da regeneração. Temos que nascer de novo da parte de Deus para alcançar a certeza, o direito a posse da vida eterna.

Em Adão, somos nada mais nada menos que uma raça de pecadores rebelde, é vontade de Deus.

Em Cristo nascemos de novo como participante da NATUREZA divina, que anela as coisas La de cima onde Cristo esta assentado a direita de Deus;

Mas esta sintonia, este apelo pelo céu, só é mantido, quando o crente, permite mais e mais, ser controlado pelo Espírito Santo, em todas as áreas de sua vida, ( II Pe 1. 4 ).

No nascimento humano trazemos a semelhança dos nossos pais segundo a carne; no novo nascimento devemos revelar pelo nosso testemunho a nossa nova origem espiritual em Deus.

Através do nascimento nos tornamos membro de uma família terrena. Pela regeneração tornamo-nos membros da família de Deus, ( Ef 2. 19).

Vejamos o que está escrito: "assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos céus e da família de Deus".

O primeiro nascimento nos permite um registro nos cartórios civis, pelo novo nascimento, nosso nome se escreve no Livro da Vida!!!

LAVAGEM; "Jesus respondeu; Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da ÁGUA e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus, (Jo 3. 5).

Jesus, certamente se referia a obra purificadora do Espírito no novo nascimento, (Tt 3. 5), "Não pelas obras de justiça que ouvessemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e renovação do Espírito Santo".

A Bíblia descreve o pecador como sendo: desobediente, ( Rm 2. 8; extraviado, Tt 3.3;Rm 3. 12; concupiscente, I Pe 4. 2; imundo, Is 64. 6), e além de imundo, doente, Is 1.5, 6).

Para ser curado e liberto de tantas impurezas carece o pecador de uma profunda lavagem espiritual, (Ef 5. 26).

Assim como Naamã precisou de lavar-se, sete vezes nas águas do Jordão, IIRs 5. 10), o pecador necessita de lavar-se totalmente nas águas cristalinas e espirituais do rio da graça de Deus ( Tt 2. 11) e também no sangue do Cordeiro,( Ap 1. 5: 7. 14; Zc 13. 1). ( O banho de Naamã sete vezes fala de plenitude, totalidade). A lavagem espiritual que Deus aplica ao pecador extraviado é de caráter total abrangendo todo o seu ser; espírito, alma e corpo.

Do novo nascimento Jesus afirma:

a) que é indispensável;

b) e que é de cima, v. 3);

c) e que é do Espírito;

d) que é inescrutável, como o movimento do vento;

e) que forma contraste co nascimento natural da carne.

O nascer da água e do Espírito tem sido muito discutido.

Sem haver um acordo entre os opositores, Neil, também mais um, que em tende que significa água espiritual mais isso não combina com o v. 6; onde a água não aparece; vejam:

"O que é nascido da carne é carne, mas o que é nascido do Espírito é Espírito". (Cap. 3. 6).

Outros têm ensinado que é nascer do batismo, porém a idéia de um rito exterior produzir um novo ser espiritual é repugnante a todo ensino do N.T.

Ainda outros ensinam que nascer da água significava o mesmo que da carne. Porém afirmar solenemente, que é necessário ter um nascimento natural para ver o reino, parece, parece não é um absurdo, visto que, sem nascer a pessoa não existe. CONSULTANDO, as outras passagens que descrevem o novo nascimento, ( Tg 1. 18; que á o nosso Texto-Áureo, e I Pe 1. 23), vemos que a geração de um novo ser espiritual é atribuída é Palavra de Deus aplicada sem duvida, a consciência e ao coração pelo Espírito de Deus.

E isto condiz com experiência. A Única coisa que tem produzido novidade de vida em seres humanos é a revelação de Deus em Cristo, operando eficazmente pelo Espírito Santo.

Por meio da Palavra.

NOVA CRIAÇÃO; ( IICo 5. 17; Gl 6. 15; Ef2.10).

No livro de Gêneses caps. 1, 2; nós conhecemos por Moisés sob a inspiração divina, o relato, da primeira criação.

No Novo Testamento encontramos a vinda pessoal de Jesus a este mundo, a fim de morrer pelos pecadores e produzir a nova criação, ( Gl 6.15; Ef 2. 10;

"E se alguém está em Cristo nova criatura é e tudo se fez novo as coisas velhas já passaram", ( II Co 5. 17)

A essência da regeneração, é uma nova vida em Cristo concedida por Deus o Pai, mas pra que isto aconteça é necessário que o homem passe por uma operação divina dentro de si mesmo, criando, dessa forma um "novo homem em justiça e retidão" ( Ef 4. 24). A novo criação em Cristo Jesus, permite que o pior dos pecadores, se transforme em um santo de Deus.

Conta-nos; o comentarista, desta lição, e pastor Geziel N. Gomes; Um certo homem recebeu a cristo depois de ouvir uma pregação em um Domingo a noite.

Na manhã do dia seguinte, foi até a cozinha, olhou o mundo exterior através de uma janela e começou a falar com sua esposa: "Veja como esta tudo diferente nesta manhã, o pasto está mais verdejante, as flores mais viçosas, as árvores mais belas.

Tudo se transformou, está mais formoso que antes".

"Silenciosa a esposa, uma antiga serva do Senhor, notou que nada havia mudado; as flores, as arvores, o pasto, tudo estava como dantes. Sim a única mudança que ocorrera foram no coração do marido, porque ao receber Jesus Ele operara naquele homem o milagre de uma nova criação.

A ressurreição espiritual; ( Ef 2, 5, 6).

A pessoa que aqui nasce uma só vez terá que morrer duas vezes; mas a pessoa que aqui nasce duas vezes, somente uma vez morrerá.

Estamos aludindo o nascimento físico e o espiritual, A segunda morte não terá domínio sobre esta pessoa porquanto já ressuscitou com Cristo, mediante o operação miraculosa, sobre natural do novo nascimento.

RENOVAÇÃO; ( Cl 3. 10); "e vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou".

Nenhuma reforma é suficiente e capaz de transformar interiormente a vida de uma pessoa.

A regeneração do velho homem adâmico é descrita pelo apostolo Paulo como sendo um ato duplo; despir-se do velho homem com os seus efeitos, e vestir-se do novo, que se reveste para o conhecimento.

Essa renovação se opera.

TRASLADAÇÃO ESPIRITUAL , ( Cl 1. 13; "Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor",( Cl 1. 13).

O nascimento original de cada criatura humana, introduzi-a no reino dos homens, pois é o nascimento segundo a natureza carnal. A regeneração introduz o homem em uma nova dimensão de vida, no "Reino do Filho do seu amor". Embora como pessoa física continuemos a pertencer a este mundo, somos agora também parte integrante do reino de Deus.

Cidadãos de uma pátria celestial. Não se trata meramente mudança de igreja, senão mudança de estado, de posição, de condição, e de reino, graças a Deus, ( Jo 5. 24; I Jo 3.14).

II. A NECESSIDADE DA REGENERAÇÃO;

Porque a criatura humana necessita de regeneração?

1. O pecado de todos, ( Rm 3. 23).

"Porque todos pecaram e, destituído estão da Glória de Deus";

A atração inata do pecado induz cada ser humano a infiltrar-se no caminho da desobediência. Porque somos todos pecadores, todos nós tornamos, por isso, inimigos de Deus.

Por que todos estamos espiritualmente mortos pelo pecado, todos precisamos renascer.

A morte espiritual não decorre apenas do pecado como ato praticado diuturnamente, mas também como estado.

Em outras palavras: o homem não é pecador somente porque peca; antes, ele peca por que ele é pecador.

Isaías descreve isto assim: "Cada um se desviava para seu caminho", ( Is 53. 6 ).

2. A perdição de todos, ( Ef 2.11).

A não ser que nasçamos de novo, estaremos para sempre perdidos.

Sem o novo nascimento ninguém pode se quer ver o reino de Deus, ( Jo 3. 3). A nossa velha natureza não pode her- dar o reino de Deus. Então carecemos de uma nova natureza para tal, e isto somente é possível através da regeneração.

Veja uma coisa; O filho pródigo, ao voltar para o lar estava fisicamente vivo por prolongado período de tempo, mas espiritualmente a sua vida foi golpeada em cheio.

3. Todos estão debaixo da condenação, ( Hb 9. 27).

"E, como aos homens esta ordenado morrerem uma vês, vindo depois disso o juízo", (Hb9. 27).

A velha natureza está miseravelmente condenada a morte e a destruição, passando por um terrível juízo.

Somente os nascido de novo poderão escapar de tal condenação, ( Rm 8. 1; "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não anda segundo a carne, mas segundo o Espírito", ( Jô 5. 24);

"Na verdade, na verdade vos digo que, quem ouve a minha palavra, e cre naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida".

4. Somente os filhos de Deus tem direito a sua herança, ( Rm 8. 16,17),

O novo nascimento nos confere o privilégio de nos tornarmos filhos de Deus.

E na condição de filhos temos direito a herança divina.

Somos herdeiro de Deus e co-herdeiro de Cristo, ( Gl 4. 7; Tg 2. 5).

III. OS MEiOS DA REGENERAÇÃO;

Não existem meios humanos de regeneração, todos os meios apontados pelas Escrituras, são divinos.

Alinhemos alguns deles. Deus não quer que ninguém se perca, ( Rz 33. 11), mas que todos cheguem ao pleno conhecimento da verdade, e se arrependam para que o Espírito Santo possa operar a mudança radicar necessária.

1. A obra do Espírito Santo, (Jo 3. 5).

Assim como Jesus foi gerado pelo Espírito santo, todo homem, para tornar-se filho de Deus, precisa ser gerado pelo Espírito Santo. O novo nascimento é a concessão da natureza divina sobre o homem, através da operação sobrenatural do Espírito Santo.

Como resultado desça ação do Espírito Santo, o pobre e perdido pecador readquire a semelhança moral de Deus que havia perdido pela queda ( Sl 51.5).

Ele agora não vive pecando por prazer, mas vive para Deus, em santidade, dizendo não, e fugindo do pecado pela semente divina que nele está, ( IJo 3.9).

Há um poder maior que controla o crente fiel e por essa razão ele resiste ao pecado.

O desviado perdeu esta força e precisa buscá-la imediatamente. Ele sabe onde está, mas precisa de ajuda para isso.

Se és um desviado volta hoje em quanto há tempo, Amanhã pode ser tarde; "Portanto, como diz o Espírito Santo, se ouvir hoje a sua voz não endureçais os vossos orações".

"Enquanto se diz: hoje ouvirdes a sua voz não endureçais os vossos corações como na provocação", Hb 3. 7, 15).

2. A Palavra de Deus, ( I Pe 1.23-25; Tg 1.18).

A Palavra de Deus é inerentemente poderosa, Ela tem poder de curar, de purificar de exortar, de edificar, etc., mas, principalmente de regenerar o pecador.

A Palavra é a semente de que se serve o Espírito Santo, para gerar o novo homem, dentro do coração e da mente de uma vida pecadora.

Aprouve Deus salvar o mundo pela loucura da pregação, (Co 1.21). Pregação do que? Da Palavra de Deus, pela qual Ele também criou o mundo.

3. A vontade de Deus, Tg 1.18 ; I Tm 2. 3, 4).

"Segundo a sua vontade Ele nos gerou pela Palavra da Verdade, para que fossemos como primícias das suas criaturas",

"Por que isto é agradável diante de Deus nosso salvador.

"Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade.

Nossa regeneração, é um ato soberano da vontade de Deus, No Evangelho segundo escreveu o apostolo João, cap. 1. e v. 13; são excluídas a vontade da carne e a vontade do varão, e apontada unicamente a vontade de Deus, v. 13;

Somente em conseqüência dessa vontade maravilhosa e benigna, "os filhos dos homens se acolhem à sombra das tuas asas", ( Sl 36.7).

4. Ressurreição do Senhor Jesus Cristo, ( I Pe 1. 3);

"Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos"; Este versículo nos assegura que somos regenerados através da ressurreição de Jesus, sua vitória que gera outra vitória.

IV OS EFEITOS DA REGENERAÇÃO;

O efeito da regeneração evidencia o poder infinito de Deus, pois que, desde o momento em que o homem experimenta o novo nascimento acontece uma mudança radical em sua vida.

Ele torna participante da natureza divina.

A comunhão com Deus é restabelecida.

De criatura Deus, ele passa a ser filhos, participante de todos os privilégios de herdeiros, ( Gl 4. 7).

Quando Jesus adentrou na casa de Zaqueu, grandes mudanças ocorreram em sua vida.

Ele experimentou o milagre do novo nascimento, sentiu a experiência da salvação provou o cálice da bênção e os seus efeitos surgiram de imediato.

1. Acesso ao reino de Deus; ( Jo 3. 5);

"Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo, que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. Nicodemos era uma pessoa de uma elevada estrutura moral, social e política.

Tendo ido a Jesus, o Mestre, este lhe apontou o novo nascimento como porta de entrada no reino de Deus.

Quase dois mil anos depois, o novo nascimento continua a ser o passaporte para uma vida de comunhão com Deus.

Não há outro meio do homem se salvar a não ser o que Deus traçou; a regeneração mediante o Cordeiro de Deus, que para isso satisfaz plenamente a justiça divina, morrendo em nosso lugar.

Há outros caminhos humanos arquitetados pelos fundadores de religião, e que parece direito mas o fim deles são caminhos de morte, ( Pv 14.12).

2. Filiação divina, ( Jô 1. 12,13; Gl3. 26); Um das maiores grosseiras heresias que circulam no mundo, é o ensinamento de que "todo mundo é filho de Deus".

O ensinamento é distinto, somente através do nascimento espiritual da regeneração, a criatura vem a tornar-se um filho de Deus, e ninguém mais pode efetuá-la.

3. Vida vitoriosa; (I Jo 5.4). O homem sem Deus é dominado pelo pecado, e por isso mantido distanciado de Deus.

Somente ao nascimento de novo encontramos em Cristo os meios eficazes de vencer o mal.

É pelo seu poder em nós que somos "mais do que vencedores", ( Rm 8. 37).

A partir do momento em que experimentamos a regeneração, o Espírito Santo passa a morar dentro de nós.

Ele é o Espírito de vida, e também o Espírito de vitoria.

Ele nos ajuda a vencer as tentações, a carne, e o mundo.

Que em Cristo Jesus cada um se apodere dos maravilhosos resultados de sua regeneração que uma vez operada por Deus no homem, deve continuar sob a forma de uma vida sempre vitoriosa na força do SENHOR, e que nosso Deus nos ajude a crescer na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a gloria, assim agora, como no dia da eternidade. Amem!!!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Levítico 15:16,17 - Ejaculação Noturna

O que é ejaculação noturna? E porque e Bíblia trata deste assunto? Que coisa desconfortável! Então me deixe explicar primeiramente o que significa isso... Não é regra, mas quase sempre a ejaculação ou polução noturna vem acompanhada de um sonho erótico em que o indivíduo acorda imediatamente antes ou imediatamente após ejacular. Muitas vezes, o sonho erótico pode ser lembrado e percebido como uma experiência sexual prazerosa. Ocorre em todas as idades, mas é, disparadamente, mais comum dos 10 aos 20 anos, justamente no período de maior inexperiência sexual e energia sexual reprimida ou insatisfatoriamente resolvida. Seu maior inconveniente talvez seja explicar o que ou com quem se sonhou ou a mancha de sêmen na roupa ou lençóis... Costuma ser bastante embaraçoso para os adolescentes. Agora, vamos ao que a Bíblia diz sobre este assunto... A Lei de Deus, dad...

AS TRÊS ORDENS DE DEUS E AS SETE BENÇÃOS QUE HERDAMOS DE ABRAÃO

AS TRÊS ORDENS DE DEUS E AS SETE BENÇÃOS QUE HERDAMOS DE ABRAÃO Texto Hb.11.8-12 Introdução Deus buscou de toda as maneiras preservar a humanidade pura para servi-lo O Senhor então resolveu tomar outro caminho, experimentar de novo e de outra forma. Seu método seria o mais radical possível, as novas medidas seriam extremas. Separaria um homem de sua própria terra e parentela para concretizar seus planos. Este homem perderia todas as vantagens de uma cidade civilizada para ir a um lugar desconhecido, sujeito a toda sorte de imprevisto, a fim de aprender a depender continuamente D’Aquele que o chamou. Abraão foi este homem!. Deus concedeu-lhe de todas as promessas e pôs-lhe à frente de um supremo alvo: ser pai de uma numerosa nação. Afinal, que foi Abraão?. Seu nome original era Abrão (Gn.11.26), que significava “pai elevado”, ou “pai das alturas”. Posteriormente, depois de uma aliança feita com o Deus Altíssimo, seu nome passou a chamar-se Abraão, que q...

Baal

Como o demônio Baal? D emônio Baal se tornou conhecido para o grimoire medieval. Lá, ele tem orgulho do lugar entre o encontro multifacetada dos seres infernais. Na primeira parte da "Chave Menor de Salomão", "Goetia" Baal lidera uma impressionante lista de setenta e dois demônios. Segundo ela, ele era um rei poderoso, que governa no Leste. A disposição Bhaal são pelo menos 66 legiões infernals. E no trabalho de Ioganna Veyera "o engano dos demônios", ele mencionou como o ministro do inferno, Comandante em Chefe dos exércitos do Inferno e Cruz principal da Ordem da Mosca. O aparecimento de Baal Como o demônio Baal, também era conhecido para o Grimoire. O "Goetia", como no livro de Weyer "demônios Psevdomonarhiya", ele aparece sem precedentes criatura de três cabeças. Seu corpo se assemelha a uma massa disforme, dos quais se destaca um monte de pernas de aranha. Baal tronco coroado cabeça humana tamanho impressionante,...