Pular para o conteúdo principal

Perseverar e não Desanimar!


A fé da pessoa que crê em Cristo gera, em seu coração, um estilo de vida marcado pela perseverança e pelo ânimo. É muito fácil desanimar diante das adversidades da vida e render-se aos problemas. Os Evangelhos relatam a história de certa mulher que sofria de uma hemorragia por 12 longos anos. Apesar de todo sofrimento, ela tinha convicção em seu coração e cria que, se apenas tocasse nas vestes de Jesus, ela ficaria curada daquela enfermidade terrível. Aquela mulher fora movida pela fé e pela perseverança, e nem mesmo a multidão que a apertava por todos os lados, pôde impedi-la de aproximar-se de Jesus.  Ele percebeu, imediatamente, que alguém tinha lhe tocado de maneira diferente, com fé, e procurou saber quem tinha agido daquela forma. O texto diz que ela ficou trêmula e, atemorizada, caiu aos pés de Jesus, porque sabia que o milagre tinha acontecido. Ela ouviu da boca do Mestre palavras de vida e de encorajamento: “Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz e fica livre do teu mal.” (Mc 5:34). Imediatamente, ela foi curada.

Essa mulher anônima, que a Bíblia nem sequer menciona seu nome, enfrentou vários problemas que poderiam tê-la desencorajado e impedido-a de chegar até Jesus. Ela sofria de uma hemorragia incurável, pois o texto bíblico afirma que ela havia consultado inúmeros médicos, gastado muito dinheiro, mas sem obter melhoras, estava cada dia pior. Podemos imaginar a fraqueza do seu corpo físico com aquela hemorragia por tantos anos, a pressão emocional que padecia, sua fragilidade, o fato de ser considerada, de acordo com a lei, impura, limitando sua vida social e religiosa. Eram muitos os obstáculos que ela tinha de transpor, inclusive a multidão que a pressionava e dificultava a sua aproximação de Jesus. Mas ela foi perseverante em buscar sua cura e venceu todas as barreiras. Seu desejo de ser curada era muito maior que todas as aparentes dificuldades. Ela perseverou e não desistiu!

Quantas pessoas desistem diante do primeiro fracasso, da primeira tentativa, do primeiro erro, da primeira crítica… A caminhada só é vitoriosa para aqueles que perseveram e não se deixam abater pelo desânimo. A história fala de homens que foram derrotados, mas que, no tempo certo, venceram, e têm muito a nos ensinar. Abraham Lincoln faliu duas vezes como empresário e foi derrotado em seis eleições estaduais e nacionais antes de ser eleito presidente dos Estados Unidos. Steve Jobs, empresário e inventor que mudou o mundo da tecnologia, aos 30 anos de idade, foi demitido da empresa que fundou. Anos mais tarde, em uma universidade americana, admitiu que ser afastado da Apple foi a melhor coisa que tinha acontecido na época. Ele conta que se sentiu liberado para entrar num dos períodos mais criativos e produtivos de sua vida, o que lhe proporcionou revolucionar a Apple e o fez trilhar todo caminho e chegar ao sucesso.

José, filho de Jacó, enfrentou os mais diferentes percalços e desafios, mesmo sendo um jovem temente a Deus. Seus irmãos odiavam-no e lhe tinham inveja: zombavam dele, planejaram matá-lo e jogaram-no num poço. Além disso, foi vendido pelos seus irmãos como escravo, levado para o Egito e vendido para Potifar, oficial de Faraó. Caluniado e injustiçado pela esposa de Potifar, foi para a prisão, onde permaneceu por vários anos. José nunca deixou de confiar em Deus e perseverou em sua fé, de tal maneira, que mais tarde veio a ser governador do Egito. Deus o honrou e ele foi o grande provedor em dias de seca e grave fome naquela ocasião.

A perseverança e a fé em Cristo devem andar de mãos dadas, pois é por meio delas que os milagres e o sobrenatural acontecem. Quando os dez espias foram ver a terra de Canaã, somente Josué e Calebe perseveraram e creram que herdariam e possuiriam a terra, pois os demais desanimaram diante das dificuldades e dos gigantes que lá habitavam. Calebe afirmou: “[…] eu, porém, perseverei em seguir o Senhor meu Deus.” (Js 14: 8b).

O grande líder pacifista Martin Luther King Jr., certa vez afirmou: “Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.”. Certamente, como cristão, King deve ter se inspirado em Hebreus, capítulo 11:1, que diz: “Ora, a fé é a certeza de coisas que se esperam, a convicção de fatos que se não veem.”, e perseverou sem desanimar em sua luta pelo fim da segregação racial entre o povo americano. Não importam as lutas e as aflições que teremos de enfrentar em nossa caminhada, pois vamos superar os obstáculos e não permitir que eles nos impeçam de alcançar nossos objetivos. Perseveremos sempre, sem nunca desanimar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Levítico 15:16,17 - Ejaculação Noturna

O que é ejaculação noturna? E porque e Bíblia trata deste assunto? Que coisa desconfortável! Então me deixe explicar primeiramente o que significa isso... Não é regra, mas quase sempre a ejaculação ou polução noturna vem acompanhada de um sonho erótico em que o indivíduo acorda imediatamente antes ou imediatamente após ejacular. Muitas vezes, o sonho erótico pode ser lembrado e percebido como uma experiência sexual prazerosa. Ocorre em todas as idades, mas é, disparadamente, mais comum dos 10 aos 20 anos, justamente no período de maior inexperiência sexual e energia sexual reprimida ou insatisfatoriamente resolvida. Seu maior inconveniente talvez seja explicar o que ou com quem se sonhou ou a mancha de sêmen na roupa ou lençóis... Costuma ser bastante embaraçoso para os adolescentes. Agora, vamos ao que a Bíblia diz sobre este assunto... A Lei de Deus, dad...

AS TRÊS ORDENS DE DEUS E AS SETE BENÇÃOS QUE HERDAMOS DE ABRAÃO

AS TRÊS ORDENS DE DEUS E AS SETE BENÇÃOS QUE HERDAMOS DE ABRAÃO Texto Hb.11.8-12 Introdução Deus buscou de toda as maneiras preservar a humanidade pura para servi-lo O Senhor então resolveu tomar outro caminho, experimentar de novo e de outra forma. Seu método seria o mais radical possível, as novas medidas seriam extremas. Separaria um homem de sua própria terra e parentela para concretizar seus planos. Este homem perderia todas as vantagens de uma cidade civilizada para ir a um lugar desconhecido, sujeito a toda sorte de imprevisto, a fim de aprender a depender continuamente D’Aquele que o chamou. Abraão foi este homem!. Deus concedeu-lhe de todas as promessas e pôs-lhe à frente de um supremo alvo: ser pai de uma numerosa nação. Afinal, que foi Abraão?. Seu nome original era Abrão (Gn.11.26), que significava “pai elevado”, ou “pai das alturas”. Posteriormente, depois de uma aliança feita com o Deus Altíssimo, seu nome passou a chamar-se Abraão, que q...

Baal

Como o demônio Baal? D emônio Baal se tornou conhecido para o grimoire medieval. Lá, ele tem orgulho do lugar entre o encontro multifacetada dos seres infernais. Na primeira parte da "Chave Menor de Salomão", "Goetia" Baal lidera uma impressionante lista de setenta e dois demônios. Segundo ela, ele era um rei poderoso, que governa no Leste. A disposição Bhaal são pelo menos 66 legiões infernals. E no trabalho de Ioganna Veyera "o engano dos demônios", ele mencionou como o ministro do inferno, Comandante em Chefe dos exércitos do Inferno e Cruz principal da Ordem da Mosca. O aparecimento de Baal Como o demônio Baal, também era conhecido para o Grimoire. O "Goetia", como no livro de Weyer "demônios Psevdomonarhiya", ele aparece sem precedentes criatura de três cabeças. Seu corpo se assemelha a uma massa disforme, dos quais se destaca um monte de pernas de aranha. Baal tronco coroado cabeça humana tamanho impressionante,...