Pular para o conteúdo principal

Cinco verdades sobre o perdão


Texto: Mateus 6:14-15 

Introdução:

- O perdão é um princípio fundamental para a vida cristã; uma das coisas que mantém muitos em cativeiro hoje. 
- A maioria está muito bem com o princípio do perdão, mas nunca realmente executam o seu pleno significado em sua vida. 
- A falta de perdão na vida de uma pessoa é uma escravidão destrutiva que causa contenda, divisão, depressão, opressão, doença, divorcio e até mesmo condenação.

Definição de Perdão: Conceder indulto gratuito ou remissão de qualquer ofensa ou dívida; desistir de toda reivindicação.

A palavra grega traduzida como "perdoar" significa literalmente cancelar ou remir.

Significa a liberação ou cancelamento de uma obrigação.

1. O perdão é uma ordem não uma sugestão. Mateus 6:14-15

- Isto é fato depois que o Senhor ensinou Seus discípulos a orar. 
- Este é um princípio espiritual 
- Deus não quer falar conosco até que reconciliemos nossas diferenças com o outro. (Mateus 5:24) 
- Prov. 19:11 O entendimento do homem retém a sua ira; e sua glória é passar sobre a transgressão” 
- Prov. 24:29 "Não digas: Como ele me fez a mim, assim lhe farei a ele; pagarei a cada um segundo a sua obra" 
- Colossenses 3:12-13 Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos, e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro: assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”

2. Não há limite para o perdão. Mateus 18:21-22

- Jesus não disse para perdoar 490 vezes e parar, é ilimitado. 
- Quantas vezes você quer ser perdoado? 
- 1 Coríntios 13:5 - O amor não guarda rancor. 
- 1 Pedro 4:8 - O amor cobre uma multidão de pecados. 
- Devemos aprender a perdoar como Deus perdoa. 
- Salmo 103:12 “Quanto o oriente está longe do ocidente, tanto tem ele afastado de nós as nossas transgressões”.

3. A falta de perdão nos mantém em cativeiro. Mateus 18:23-35

- Impede o perdão do Pai. 
- Fomos perdoados de uma dívida que nunca poderíamos pagar, qualquer dívida para nós é minúscula em comparação ao que recebemos. 
- Ele foi entregue aos torturadores. V.34 - A falta de perdão abre a porta para doenças físicas e mentais e fortalezas demoníacas. 
- Pode limitar ou até mesmo bloquear as bênçãos em nossa vida. 
- Podemos bloquear nosso próprio perdão. Mateus 6:14-15 - Se não perdoamos, não podemos ser perdoados. 
- Provérbios 28:13 “Aquele que encobre as suas transgressões jamais prosperará, mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia” 
- A falta de perdão é um pecado que bloqueia a prosperidade. 
- Nos deixa amargos e os nossos corações endurecidos. 
- Hebreus 12:15 Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando vos perturbe, e por ela muitos se contaminem”

4. O perdão é um ato volitivo.

- Não um sentimento, mas uma decisão. 
- É contínuo (passado, presente e futuro). 
- É do espírito - e não a carne, não a alma. 
- Você deve ser capaz de ver o seu agressor como um espírito vivo, não um inimigo, não como um desafio no caminho da vida, não como um obstáculo no seu caminho para o paraíso.

5. A conciliação é sempre a resposta.

- Não podemos permitir quaisquer áreas de falta de perdão em nossa vida. 
- Devemos manter nossa consciência limpa e manter-nos em comunhão com os demais. 
- Não insistir na falta de perdão 
- Ordena a sua alma para estar sujeita ao seu espírito. 

Conclusão: Romanos 12:14-18 
14 Abençoai aos que vos perseguem, abençoai, e não amaldiçoeis. 
15 Alegrai-vos com os que se alegram; e chorai com os que choram; 
16 Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos; 
17 A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas, perante todos os homens. 
18 Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens. 
"Sempre perdoe seus inimigos - nada os aborrece mais" 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Levítico 15:16,17 - Ejaculação Noturna

O que é ejaculação noturna? E porque e Bíblia trata deste assunto? Que coisa desconfortável! Então me deixe explicar primeiramente o que significa isso... Não é regra, mas quase sempre a ejaculação ou polução noturna vem acompanhada de um sonho erótico em que o indivíduo acorda imediatamente antes ou imediatamente após ejacular. Muitas vezes, o sonho erótico pode ser lembrado e percebido como uma experiência sexual prazerosa. Ocorre em todas as idades, mas é, disparadamente, mais comum dos 10 aos 20 anos, justamente no período de maior inexperiência sexual e energia sexual reprimida ou insatisfatoriamente resolvida. Seu maior inconveniente talvez seja explicar o que ou com quem se sonhou ou a mancha de sêmen na roupa ou lençóis... Costuma ser bastante embaraçoso para os adolescentes. Agora, vamos ao que a Bíblia diz sobre este assunto... A Lei de Deus, dad...

AS TRÊS ORDENS DE DEUS E AS SETE BENÇÃOS QUE HERDAMOS DE ABRAÃO

AS TRÊS ORDENS DE DEUS E AS SETE BENÇÃOS QUE HERDAMOS DE ABRAÃO Texto Hb.11.8-12 Introdução Deus buscou de toda as maneiras preservar a humanidade pura para servi-lo O Senhor então resolveu tomar outro caminho, experimentar de novo e de outra forma. Seu método seria o mais radical possível, as novas medidas seriam extremas. Separaria um homem de sua própria terra e parentela para concretizar seus planos. Este homem perderia todas as vantagens de uma cidade civilizada para ir a um lugar desconhecido, sujeito a toda sorte de imprevisto, a fim de aprender a depender continuamente D’Aquele que o chamou. Abraão foi este homem!. Deus concedeu-lhe de todas as promessas e pôs-lhe à frente de um supremo alvo: ser pai de uma numerosa nação. Afinal, que foi Abraão?. Seu nome original era Abrão (Gn.11.26), que significava “pai elevado”, ou “pai das alturas”. Posteriormente, depois de uma aliança feita com o Deus Altíssimo, seu nome passou a chamar-se Abraão, que q...

ESTUDO BÍBLICO SOBRE OFERTAS DE PRIMÍCIAS

Nunca houve um momento que Deus não existisse. Ele era, é e será eternamente. Deus é imutável, não muda por nossa causa, mas nós devemos mudar para causa Dele. “Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus” Sl 90:2. Esse Deus Eterno age por princípios que são leis. Existem coisas que por um momento não concordamos, ou gostaríamos que fossem diferentes, mas não dá! Mandamentos são ordens de Deus para serem cumpridas, e se não obedecermos arcaremos com as conseqüências, ou deixaremos de viver a plenitude de Deus. Sempre que em nossas vidas algo não estiver de acordo que aquilo que queremos ou sonhamos, devemos em primeiro lugar fazer uma auto-análise e perguntarmos: Quais os princípios tenho quebrado? A poucos dias recebi uma multa por ter passado no pardal a 70km na via de 60KM. Não adianta reclamar! Tenho que pagar! Um princípio foi quebrado! Falamos sobre princípios, existe um princípio que, como igreja, não estávamos cumprindo,...