Pular para o conteúdo principal

O QUE É SER MISSIONÁRIO.


Ser chamado, escolhido, separado e preparado por Deus para levar a mensagem do Evangelho. 

Livro relacionado:

O Evangelho de João é notável por suas quase quarenta referências de Jesus falando: "Aquele que me enviou" (Jo 4.34; 5.24; 6.38 etc.).
No Dicionário da Língua Portuguesa, missionário significa "pregador de missão cristã". É uma palavra que designa, em geral, uma pessoa comissionada e enviada com alguns encargos, especialmente religioso. Equivale ao mesmo que mensageiro.
A palavra "missionário", deriva do latim, tem o mesmo sentido básico do termo grego "apóstolo" (enviado). Em termos bíblicos, "é ser chamado, escolhido, separado e preparado por Deus para levar a mensagem do Evangelho" . É ter o privilégio (dever) de poder levar "Pão" aos que têm fome e "Água" aos que têm sede de ouvir a Palavra de Deus (Am 8.11). Missionário é toda pessoa que está empenhada com o anúncio do Evangelho. É o agente autorizado da Igreja e por ela enviado a proclamar a mensagem do Evangelho.
Para Edison Queiroz missionário "É o enviado da igreja local para levar o Evangelho a pessoas de outro contexto cultural e geográfico".
Temóteo Ramos de Oliveira define missionário da seguinte forma: "É aquele obreiro dotado do ministério apostólico (Ef 4.11), enviado como Barnabé e Saulo (At 13.1-3), que, no cumprimento da Grande Comissão e com a visão dos campos brancos, leva a mensagem do Evangelho até os confins da Terra (At 1.8)".
Thomas Reginald Hoover define assim: "O termo ?missionário? quer dizer o que é enviado; no melhor sentido da palavra, é uma pessoa que atravessa, não somente fronteiras geográficas, mas lingüísticas e culturais".
Para George W. Peters "missionário é aquele que possui uma mensagem divinamente autorizada com o propósito definido de evangelização e de fundação e edificação de igrejas".
Segundo Roger Greenway, alguns motivos errados em se tornar um missionário podem ser :

1. O desejo de ser admirado e louvado por outros;
2. A busca por "auto-realização", sem levar em consideração o esvaziar-se a si mesmo (Fp 2.5-7);
3. A busca por aventura e excitação;
4. A ambição em expandir a glória e influência de uma igreja ou denominação em particular, ou mesmo de um país;
5. A fuga das situações desagradáveis do lar;
6. A esperança de sucesso profissional após um curto período de serviço missionário;
7. A culpa e o anseio pela paz com Deus por meio do serviço missionário.

Para Greenway, os motivos corretos para missões são:

1. O desejo de que Deus seja adorado e sua glória conhecida entre todos os povos da Terra;
2. O desejo de obedecer a Deus por amor e gratidão, por meio do cumprimento da Comissão de Cristo: "Ide e fazei discípulos de todas as nações" (Mt 28.19);
3. O desejo ardente de usar todos os meios legítimos para salvar os perdidos e ganhar não-crentes para a fé em Cristo;
4. A preocupação de que igrejas cresçam e se multipliquem e de que o reino de Cristo seja estendido por meio de palavras e ações que proclamem a compaixão e a justiça de Cristo a um mundo de sofrimento e injustiça.

Portanto, o missionário deve ser:

1. Um estudante afinco da Palavra de Deus (2Tm 2.15);
2. Cheio do poder do Espírito Santo (At 11.24);
3. Direcionado por Deus (At 8.6-13; 10.9-16);
4. Acalorado (At 14.20-22).

O missionário deve ter:

1. A certeza da salvação (2Tm 1.12; 2Co 4.13);
2. A convicção do chamado (At 26.19; 2Tm 4.5);
3. Uma vida de oração (At 13.1-3; Rm 12.12);
4. Profunda paixão pelas vidas perdidas (1Co 13.1-8). 
5. Renúncia de tudo que for necessário (2Co 11.23-28);
6. Saber que o mundo sem Jesus está perdido (Rm 6.23).

O papel do missionário é levar outros a conhecer a Cristo através de seu exemplo de vida, de suas atitudes, de suas ações e de suas palavras. É promover a entrosagem do novo-crente em uma igreja local. Se não houver uma, será imprescindível plantar uma congregação.
O missionário dever ser uma pessoa de oração, visão, sensibilidade, compreensão, perseverança, coragem, compromisso a se comunicar da melhor maneira possível e dedicação ao estudo das Escrituras, indispensavelmente.
Precisamos abrir aqui um parêntese. Muitos missionários têm sofrido da síndrome da cobrança. Sentem-se na obrigação de produzir muito fruto e mostrar muito trabalho para justificar as contribuições financeiras que têm recebido. Isto não pode acontecer. Todo missionário deve trabalhar sabendo que acima de tudo vai prestar contas a Deus pelo trabalho realizado por suas mãos aqui na Terra. Nunca se deve trabalhar no campo por pressão alguma, mas por amor e vocação.
Existem vários fatores estressantes na vida do missionário. Vejamos:

1. De ordem cultural:
a) O aprendizado da língua;
b) O choque cultural.
2. De ordem traumática:
a) Desastres naturais;
b) Guerras;
c) Acidente;
d) Instabilidade política no campo missionário.
3. De ordem emocional:
a) O relacionamento com a família e amigos que ficaram;
b) Solidão;
c) Frustração.
4. De ordem física:
a) Enfermidades;
b) Clima;
c) Meio ambiente.
5. De ordem de apoio:
a) Ajuda financeira para o sustento;
b) Moradia.
6. De ordem espiritual:
a) A vida devocional;
b) Portas para a proclamação do Evangelho;
c) Entraves espirituais. 

Por causa do seu chamado, o missionário não encontra nenhum prazer nem realização a não ser fazendo a obra missionária. Se você é crente em Jesus Cristo não há alternativa. Não existe meio-termo nem outra saída. A ordem foi dada a todos os crentes (Mc 28.19-20). Todos os crentes em Jesus pertencem ao povo de Deus e como tal todos devem participar da missão. Missão não é um privilégio de alguns, é responsabilidade de todos. O cristão tem muito que fazer, muito que realizar. Não lhe falta oportunidade de missão.

Nos laços do Calvário que nos une,
Rev. Luciano Paes Landim

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Levítico 15:16,17 - Ejaculação Noturna

O que é ejaculação noturna? E porque e Bíblia trata deste assunto? Que coisa desconfortável! Então me deixe explicar primeiramente o que significa isso... Não é regra, mas quase sempre a ejaculação ou polução noturna vem acompanhada de um sonho erótico em que o indivíduo acorda imediatamente antes ou imediatamente após ejacular. Muitas vezes, o sonho erótico pode ser lembrado e percebido como uma experiência sexual prazerosa. Ocorre em todas as idades, mas é, disparadamente, mais comum dos 10 aos 20 anos, justamente no período de maior inexperiência sexual e energia sexual reprimida ou insatisfatoriamente resolvida. Seu maior inconveniente talvez seja explicar o que ou com quem se sonhou ou a mancha de sêmen na roupa ou lençóis... Costuma ser bastante embaraçoso para os adolescentes. Agora, vamos ao que a Bíblia diz sobre este assunto... A Lei de Deus, dad...

AS TRÊS ORDENS DE DEUS E AS SETE BENÇÃOS QUE HERDAMOS DE ABRAÃO

AS TRÊS ORDENS DE DEUS E AS SETE BENÇÃOS QUE HERDAMOS DE ABRAÃO Texto Hb.11.8-12 Introdução Deus buscou de toda as maneiras preservar a humanidade pura para servi-lo O Senhor então resolveu tomar outro caminho, experimentar de novo e de outra forma. Seu método seria o mais radical possível, as novas medidas seriam extremas. Separaria um homem de sua própria terra e parentela para concretizar seus planos. Este homem perderia todas as vantagens de uma cidade civilizada para ir a um lugar desconhecido, sujeito a toda sorte de imprevisto, a fim de aprender a depender continuamente D’Aquele que o chamou. Abraão foi este homem!. Deus concedeu-lhe de todas as promessas e pôs-lhe à frente de um supremo alvo: ser pai de uma numerosa nação. Afinal, que foi Abraão?. Seu nome original era Abrão (Gn.11.26), que significava “pai elevado”, ou “pai das alturas”. Posteriormente, depois de uma aliança feita com o Deus Altíssimo, seu nome passou a chamar-se Abraão, que q...

ESTUDO BÍBLICO SOBRE OFERTAS DE PRIMÍCIAS

Nunca houve um momento que Deus não existisse. Ele era, é e será eternamente. Deus é imutável, não muda por nossa causa, mas nós devemos mudar para causa Dele. “Antes de nascerem os montes e de criares a terra e o mundo, de eternidade a eternidade tu és Deus” Sl 90:2. Esse Deus Eterno age por princípios que são leis. Existem coisas que por um momento não concordamos, ou gostaríamos que fossem diferentes, mas não dá! Mandamentos são ordens de Deus para serem cumpridas, e se não obedecermos arcaremos com as conseqüências, ou deixaremos de viver a plenitude de Deus. Sempre que em nossas vidas algo não estiver de acordo que aquilo que queremos ou sonhamos, devemos em primeiro lugar fazer uma auto-análise e perguntarmos: Quais os princípios tenho quebrado? A poucos dias recebi uma multa por ter passado no pardal a 70km na via de 60KM. Não adianta reclamar! Tenho que pagar! Um princípio foi quebrado! Falamos sobre princípios, existe um princípio que, como igreja, não estávamos cumprindo,...